segunda-feira

Não há pachorra!!!


Desde algum tempo a esta parte, que verifico na sociedade Belmontense, um fenómeno que me tem despertado enorme repulsa.
A cada dia que passa, aumenta o número de aparições do chamado binómio homem (ou mulher) / cão (ou cadela).
Devidamente artilhado, e preso ao dono pelos mais variados artefactos, a parte quadrúpede do binómio, para deleite e satisfação de quem o segura, caga a torto e a direito sem rei nem roque, atropelando posturas municipais, legislação nacional e as mais elementares regras de higiene e convivência cívica.
Na certeza de que a culpa não cabe ao animal que se locomove de quatro, mas antes ao que se movimenta erecto, apetece-me portanto adjectiva-los de parvos, porcos, energúmenos e maus sujeitos.
A desfaçatez com que absolutamente babados, miram orgulhosos, os seus brinquedos a poiar merda, deixa-me completamente fora de mim.
Este fenómeno, completamente execrável, afecta, contudo democraticamente, toda a sociedade. Ele é ver novos e velhos, homens e mulheres, pobres e ricos, com as máquinas de fazer cocó pela mão na labuta diária de encher de merda de cão todas as praças e jardins que se aprestem para o serviço.
A tudo isto, ainda com mais desfaçatez, as autoridades dizem népia, calam-se e fazem vista grossa.
Os nossos políticos, envolvidos em sucessivas merdas, só se lembram quando a dita cuja, por artes não se sabe bem de quem, se lhes agarra aos sapatos, fazendo-se quase sempre transportar até suas casas, aonde acaba por deixar rasto nos tapetes persas de suas esposas.
Já sei que vou continuar a assistir a este espectáculo triste e deprimente, mas, para meu consolo, dou por mim, por vezes, a pensar no que seria, se de cada vez que os donos levassem os cãezinhos a arrear o calhau, fossem os mesmos, por postura municipal, obrigados a semelhante acto, em plena via pública e aos olhos de toda a gente! É que afinal, é tudo merda do mesmo saco!

PS: Tenho um sonho.

Ainda sonho que Belmonte um dia será tão sereno, tão intenso e tão sublime como um poema de Fernando Pessoa.

Que terá à frente dos seus destinos um Belmontense que não precise da Câmara para nada, porque só assim a gestão autárquica poderá renascer.

Um Belmontense que ame a sua terra e cada pedra, cada recanto e cada memória da nossa vila, e se deslumbre agora e sempre das suas paisagens e do nascer e do pôr-do-sol. Ainda tenho o sonho de que Belmonte será uma vila de futuro.

Não uma vila conservadora, mas antes uma vila conservada.

6 comentários:

Anônimo disse...

NO que diz respeito há merda de cão, acho que exageraste um pouco.
Sonhas um Belmonte assim! Qual o teu interesse?
Não és de cá. Não vives cá. Passas somente cá umas horas durante o dia.
Sempre observando.

Anônimo disse...

sobre os cocózinhos, também acho haver algum exagero. Mas quanto a cães, deixa lançar outro tema a debate: os cães de raças perigosas que por aí andam, como rotwailers. É incrível como pessoas em Belmonte têm cães destes e andam com eles sem trela e sem açaime, obrigatórios por lei. E como as autoridades não actuam. Depois, há tragédias, com cães a matarem crianças ou pessoas indefesas. É tempo de actuar. Porque uma tragédia destas, depois pode dar azo a mais algumas. Ou seja, vinganças pessoais de quem for atingido.

Anônimo disse...

Totalmente de acordo com anónimo anterior em relação á G.N.R, só servem para passear as novas militares no ecomarché, e estarem as 2 da manhã á porta dos bares para ver se arrancam mais um multa.
Mas enfim Belmonte

Anônimo disse...

em termos dos caes concordo... mas em termos de limpeza verdade seja dita belmonte é uma das terras mais limpas k conheco...

Anônimo disse...

para o anónimo de 11-07-2007, para veres o que é uma terra limpa vai à suiça! Belmonte é uma terra limpa? só em alguns sitios... queres um exemplo? nunca vi um varredor no bairro do Sto Antão! e como aqui noutros bairros deve ser igual! queres saber mais exemplos de limpeza ao pé do Zequinha um monte de baratas na rua junto á sargeta (eu próprio vi)! e o pior é que se não fizerem nada os moradores da zona ainda vão apanhas-las em casa! se não as tiverem já lá por causa disso...

amigo do coreto!

Anônimo disse...

Tens que te mudar para o bairro do Carrola ai sim, o carro vassoura da camara vai lá dia sim dia sim, também não é só levar com o senhor os dias todos.