domingo

Bio...!!

O investigador e linguista norte-americano Toby Griffen declarou ter decifrado um escrito antigo, dito de Vinca, em fragmentos com 7000 anos encontrados em Jela, perto de Belgrado.
A escrita de Vinca foi encontrada em várias estações arqueológicas a oeste da Hungria e a leste da Croácia. Foram registados algumas dezenas de símbolos distintos que formam a escrita de uma cultura dita «velha europeia», presente no neolítico do sudoeste europeu, entre 6000 e 4000 a. C.
As placas cuneiformes, consideradas até aqui como as primeiras formas de escrita, datam de 3300 a. C.

A ser assim, os mais antigos documentos linguísticos da humanidade de que há conhecimento escrito não têm origem na Mesopotâmia, como se pensava, mas sim nos Balcãs, em pleno sudoeste europeu. O que desloca o berço da civilização para uma data muito anterior e para o espaço dos Balcãs.
Isto também quer dizer que a escrita acompanha a civilização humana há muito mais tempo do que se pensava.

E é a escrita que, por exemplo, permite que o Terras de Cabral chegue ao vosso computador de uma forma inteligível para todos. Uns gostam, outros não. Mas todos lêem.

Recuperando um post que foi publicado nos judeus, e o qual nos parece que não foi esclarecedor como devia, pois ficamos com algumas duvidas, vimos aqui de novo trazer este assunto a debate. BIOMASSA

Depois de alguma investigação descobrimos que:

A construção de uma central de biomassa constitui, no essencial, uma ideia positiva.
Sendo um processo em que se produz energia por queima (que se pretende devidamente controlada) de resíduos florestais e eventualmente de resíduos da indústria das madeiras, tem inerente a gestão e a subsequente eliminação sustentada de resíduos que podem estar associados à propagação de fogos, e, por outro, a recuperação de energia de uma fonte renovável, largamente disponível em Portugal.

Vai também criar emprego de forma directa e indirecta, numa zona deprimida do país como é a nossa (embora em rigor aqui estejamos a falar apenas de 7/8 postos de trabalho directos), tudo o que venha é bom.

Mas será que esta unidade, não poderá um dia mais tarde queimar outro tipo de resíduos?

A implantação do anunciado equipamento, como ficamos a saber, é da responsabilidade do nosso Alcaide, e não sei se ele sabe que o local escolhido, pode trazer consequências gravosas em termos ambientais, porque o regime de ventos predominante na área vai fazer com que todos os efluentes gasosos afectem a população.
Nesta nossa investigação pela net, ficamos a saber também que, em quase todos os concelhos onde irá ser implantada uma unidade de biomassa foram subscritos diversos abaixo-assinados contra a localização destas unidades, e porque:

Querem saber qual a classificação, prevista em Plano Director Municipal (PDM) do terreno em causa.

Saber também se a central é, exclusivamente, destinada à biomassa florestal ou se tem como função receber, também, resíduos das indústrias de madeiras.

Por último, saber se os equipamentos são susceptíveis de receber outro tipo de resíduos industriais.

Estas são algumas das nossas duvidas, e pensamos que de muitos Belmontenses.

É muito possível que isto seja o progresso: uma mão cheia de ilusões e outra de intenções.
Entretanto a maralha goza e deslumbra-se.
Aos parvos recomendam-se os actos eleitorais.

Nenhum comentário: