sexta-feira

Macaquices e outras intrujices

1 - O jornal inglês "The Observer" de dias atrás noticiava que vários investigadores descobriram numa ilha de Sumatra um lugar pantanoso onde os orangotangos aprendem com os seus semelhantes todo o género de técnicas e comportamentos. Parece que o homem pode ter evoluído da mesma forma.

Ali os macacos ensinam os seus semelhantes a fabricar instrumentos, a fazer cabriolas para se divertirem ou atirar beijinhos quando chega a noite.

Segundo os cientistas, a existência de um local em plena natureza onde os macacos recebem uma aprendizagem social aprofundada, poderá ter implicações essenciais para os humanos.

Lá no meio da floresta observaram os orangotangos a utilizar instrumentos, trabalhando cuidadosamente paus e pequenos ramos para abrir nozes ou frutos, apanhar insectos ou recolher mel. Foram observados comportamentos análogos em chimpanzés, mas era a primeira vez que se via macacos em liberdade a fabricar e utilizar instrumentos, tanto mais que orangotangos de zonas vizinhas são desprovidos dessas competências.

Outra particularidade dos orangotangos de Sumatra é que estes dão as boas-noites às suas famílias, emitindo um ruído forte com os lábios, muitas vezes amplificado, colocando as mãos como altifalante. E servem-se de folhas como luvas de "toillete" ou toalhas.Estes símios aprenderam estes hábitos com outros congéneres e as vantagens que deles tiram incitaram-nos a agrupar-se, apesar da tendência natural para a vida solitária.Um dos cientistas referiu ao jornal que "um orangotango de Suaq conhece mais truques do que os seus primos menos afortunados de outra zonas porque teve, ao longo da vida, uma melhor aprendizagem social". E rematou: "A aprendizagem social pode aumentar o desempenho intelectual de um animal".

2 - E se é de macaquices que falamos, na nossa terra há uns primos dos orangotangos de Suaq que se afoitam muito para irem fazer a sua aprendizagem social para as autarquias. E tudo isto porquê?Bem, a resposta científica é simples.A concentração de poderes executivos no autarca, a não limitação de mandatos e a ausência de uma fiscalização eficaz dão muito azo a um exercício corrupto do poder, envolvendo tráfico de influências e a transacção de decisões e favores.
Um executivo camarário gere três áreas que o tornam particularmente vulnerável a fenómenos de corrupção: as empreitadas públicas, o emprego camarário e o financiamento de instituições de sociedade civil.

Um deles, lá mais para o sul, foi indiciado por alegadamente ter exigido dinheiro e géneros alimentares (borregos, leitões, frangos e perus) em troca do adiamento da retirada de terrenos municipais de uma empresa de construção civil.
E sabendo nós que um caso conhecido no nosso país revela apenas a ponta do iceberg, estamos falados.

É este o nosso paradigma. Mais a mais, alguma coisa de muito forte tem de haver para as guerras políticas e autárquicas serem tão ferozes e tão desavergonhadas. E olhem que a desculpa de servir a comunidade e zelar pelo bem público é a mentira mais esfarrapada que já se inventou no Portugal de Abril.
Os macacos apreciam fazer macaquices porque gostam de bananas. Essa é que é essa.

3 - Alan Doig, um académico especializado no combate à corrupção,concretizou: "a política tem tudo que ver com vencer, tem que ver com redireccionar os fundos para onde está o voto".
A política nunca é uma coisa de bem, nunca é feita a pensar em servir o povo.Nunca, nunca, nunca, até hoje. A política é manutenção do poder, é influência, é financiar o partido. Depois muita gente ganha rios de dinheiro enganando os tansos. E eles agradecem. Os tansos, está claro. E os do poder também agradecem mas fazem-se caros. Entretanto falam muito e dizem pouco, ou quase nada. Dizem-se cheios de ideais, de projectos, de sentimentos nobres. Mas tudo isso é mentira.

Eles, os políticos do poder, até se disponibilizam a criar agências de combate à corrupção para dar a impressão que a estão a enfrentar, mas logo de seguida vêem-se também enredados na teia e envolvidos nas tramóias e é aí quando tentam interferir. Quanto maior é a pressão, mais os políticos do poder tentam intrometer-se.
Os políticos são mesmo assim, sempre a tentar sair das embrulhadas em que se vêem metidos. Mas sempre decididos a meterem-se noutras e noutras e mais outras.

Os do povo, se é que tal gente existe, caem sempre no mesmo conto do vigário.E parece que gostam ou fazem que gostam.

Que o céu nos proteja destes bárbaros.
Duque de Cabralia

Um comentário:

Anônimo disse...

The Observer desconhece a exist�ncia de Belmonte.Pois o que aqui haveria para descobrir em mat�ria de aprendizagem social,deitaria por terra o comportamento dos ORANGONTANGOS.The Observer se conhecesse o nosso concelho descobriria que na ilha Sumatra o comportamento dos orangotangos, comparado com o do nosso alcaide...l� � um ensinamento constante ,em que eles ensinam e aprendem....os orangotangos....aqui nem o alcaide aprende nem n�s meros municipes...A chegada de um ORANGOTANGO ao nosso concelho seria uma b�n�o ,um curso intensivo de aprendizagem social aprofundada precisa-se urgentemente,pois n�s n�o temos capacidade para interpretar as ac�es e decis�es do alcaide..... Com a chegada do tempo quente as pessoas cansadas destes Invernos cada vez mais prolongados�, anseiam por aqueles momentos em que se juntam na esplanada de um qualquer caf�para rever velhos amigos ,para dar dois dedos de conversa,para confraternizar,enfim um sem numero de motivos que para o caso nem se torna necess�rio enumerar.....Este ano as coisa mudaram,neste nosso concelho....sempre criativo e inovador.....Por decreto da alcaiadaria as espanadas deste concelho v�o passar a encerrar � MEIA-NOITE ...ideia genial a do alcaide quer ele contribuir para o descanso merecido dos seus municipes,para que n�o haja abusos ,assim todos lucramos ,uns n�o ganham ,outros n�o gastam....mas onde ser� que ele foi buscar uma ideia t�o ,t�o ,original?!... O m�rito � todo dele....de Norte a Sul deste Pa�s n�o tenho conhecimento de um alcaide que tenha tomado estas provid�ncias....tudo a bem do com�rcio e dos minicipes.... SE todos nos empenharmos ainda nos havemos de PARECER com os ORANGOTANGOS em materia de aprendizagem social.....