terça-feira

Votos para 2008

Quanto mais o Outono se aproxima do fim mais eu me deprimo.

Primeiro pensei que era por causa da chegada eminente do Inverno. Mas enganei-me. As datas coincidiam, mas a razão é outra.

É com a véspera do Natal que eu me apoquento.

Agora o Natal chega com dez a doze semanas de adianto. É bonecada a mais para o meu feitio. É futilidade a mais para a minha sensibilidade. É consumo a mais para os meus princípios.

Por isso vingo-me nas minhas meditações Zen, no exercício físico e na leitura do interminável romance em sete tomos "Em Busca do Tempo Perdido" de Proust.
Depois de ler Proust adormeço rápido. E olhem que não é preciso passar da terceira página.

Numa noite destas também tive um pesadelo onde o Presidente da Câmara era comido por um Pai Natal nórdico. O Pai Natal tinha cara de rena albina e o gajo do presidente corpo de chocolate com avelãs.

Eis então chegada altura de deixar aqui os desejos para o Ano Novo que se aproxima, talvez menos morno do que pode parecer:

-Em geral gostaria que muitos dos meus vizinhos e conterrâneos adquirissem hábitos básicos de civismo e higiene pública: os cãezinhos deveriam deixar de encaganitar todo o espaço disponível para peões nos passeios, mas já sei que os donos e donas são incapazes de levar um saquinho para retirar as fezes dos bichinhos ou então de levá-los para zonas descampadas e não frequentadas por crianças; também seria tão útil que nas papeleiras depositassem os papéis e não os papéis dentro de sacos de plástico porque, afinal, o plástico não é propriamente papel, o mesmo se aplicando ás garrafinhas de tintol e bejeca. É uma causa praticamente perdida, mas nunca é demais insistir.

-Ao poder belmontense desejava com toda a sinceridade que o novo ano trouxesse um bocadinho menos de autismo e, maiorias à parte, que abrissem os olhos mas principalmente a mente para um par de coisas: o mal que andam a fazer ao concelho em nome dos museus e ao taparem erros passados graves com erros presentes e para o futuro tão ou mais graves para o interesse público de todos nós; em segundo lugar que não confundissem o serviço do tal bem público com o serviço de forças partidárias particulares, usando as estruturas e os negócios do poder local para servir interesses clientelares. Isto porque muito provavelmente se assim continuarem a castanha ainda vos estale bem quente nas mãos ou na boca e depois deixam-vos cair como já deixaram cair outros antes de vocês que bem melhores serviços prestaram à vossa causa. Não é que tenha especial pena, em particular porque os avisos já são muitos e o que se sabe e diz à boca pequena cada vez se vai sabendo e dizendo mais alto e depois... é chato, se não for pior.


-A todos aqueles que têm estado contra o marasmo existente e que têm procurado que isto não se torne um cu de Judas completo, um subúrbio totalmente incaracterístico, apenas com o requinte de cheiro a bosta, o nosso encorajamento para que continuem. Sejam meros (grupos de) cidadãos ou forças da oposição política local, devem sempre entender que o interesse a defender é o da verdade, da justiça, da equidade e da transparência. Isso é a democracia. E que não se deixem intimidar pelos (verdadeiros) trauliteiros ou seduzir pelos (falsos) sorridentes. Se forem nessa onda de nada terão contribuído para o bem da nossa terra, seja ela de acolhimento ou de origem

-Por fim, à terceira via, aos que coiso e tal, que nem sim nem não, que acham mas não agem, que se incomodam mas com o que não interessa, ao politicamente correcto local, continuem como são, pois assim continuando, deixam o espaço todo aberto aos bloguistas irritantes e presunçosos (anónimos e cobardes, claro) para agitar a malta. E o que é preciso é...

-Bom Natal e Feliz Ano Novo

6 comentários:

Anônimo disse...

"Bom Natal e feliz Ano Novo" creio que é esta a frase mais "usada" nesta altura ,dedicamo-la aos amigos aos inimigos,com ou sem sorriso tanto faz...e normalmente rematamos assim:que o próximo ano seja melhor que este,se não puder ser,que seja como este que passou...

Nesta época tentamos esquecer alguns desentendimentos com este ou aquele conhecido,queremos passar a imagem de pessoas de bem,envolvidos por este cheiro a lareira acesa,esta humidade no ar tentamos ser todos "bons rapazes"... pois a época Natalícia convida-nos a ser pessoas integras,honestas e acima de tudo muito amigos uns dos outros.

O pior é quando acontece tudo o que acabei de mencionar,em nome do espirito Natalicio,acabamos por ser mais ridiculos do que fomos durante o ano inteiro,prestamo-nos a papeis tão assustadores no campo da hipocrisia, que chega a doer observar certos papeis que se fazem tudo em nome do Natal.

Viajante do Rei a si desejo-lhe um 2008 inspirado.

Anônimo disse...

...São rastos de luz que iluminam e aquecem a noite,são cânticos que festejam a solidariedade,a União,a Paz;O Natal!

Foi com estas palavras que recebi as Boas Festas do nosso Presidente.
Tocaram-me bem cá no fundo...Com tantos afazeres como é que o Sr Presidente se lembrou de mim?!...

Agradeço-lhe as palavras que escolheu para o postal,mas só hoje é que me apercebi de como o Natal é importante nas nossas vidas.

Como o Sr conseguiu interiorizar estas palavras que me enviou,a luz que o iluminou e aqueceu o seu coração há tanto tempo ansioso para praticar o bem,em nome da solidariedade da União e paz,o lar de Caria vai arrancar...

Finalmente a CMB VAI FAZER A DOAÇÃO DO TERRENO,depois de tantos mal entendidos ,foi com uma emoção indiscritivel que escutei as suas palavras,a boa fé que sempre existiu da sua parte,se preciso for, até com algum dinheirinho o Sr ajuda.

É preciso é que a obra cresça...a estas palavras eu chamo "cânticos de Natal" pois festejam a solidariedade!

Já que falo em solidariedade uma palavrinha ao Sr Presidente da A.M. pelo que entendi foi "ideia " dele levar este assunto à A.M. para finalmente ser resolvido de uma vez por todas,sem dar nas vistas conseguiu,a trabalhar nos bastidores invadido pela Época NAtalicia mais uma vez "puxou" para Caria.
Como foi agradável escutar as noticias vindas lá da rádio CAria...

Foi comovente escutar as palavras proferidas pelos dois,o Sr esteve no seu melhor como Presidente da C.M. de Belmonte o Sr Presidente da A.M.já nos habituou a bons discursos,cheios de determinação e garra,está quase... quase... transformado num bom politico.

Que a Época Natalicia os ilumine e aqueça neste sombrio concelho de BELMONTE.

BOAS FESTAS

Anônimo disse...

Se vocês tivessem acesso há carta que o presidente mandou ao provedor, como a dizer vou ajudar mas chamo-te tudo!

Anônimo disse...

epá o mene conta lá mais sobre essa carta, a malta quere saber !!!!

Anônimo disse...

Conta lá meu isso td.Não me digam k já se virou fodasssssssssssss.É só vira casacas.

Anônimo disse...

eu como filho da terra de cabral fico envergonhado de nao termos condicçoes para poder mos ensaiar nao temos estalacçoes temos de levar guarda chuva para poder mos ensaiar porque chove no ensaio como na rua e uma vergonha nimguem faze nada nao custa nada meter telha nova com tantos telhados que meteram a quem tem dinheiro e a nossa banda ensaia a chover e uma vergonha espero que se resolva isto porque se nao nao ha ensaios