segunda-feira

CURIOSODADES DE ESTATÍSTICOS E LÓGICOS

A lógica é a forma correcta de chegar a respostas erradas, mas sentindo-se satisfeito consigo mesmo.

. Está comprovada para além de qualquer dúvida que fumar é a causa principal das estatísticas.

. Não ter filhos é hereditário. Se os seus pais não tiveram nenhum, o mais provável é que você também não tenha.

. A probabilidade de ter um acidente de viação aumenta com o tempo que se passa na estrada. Logo, quanto mais rápido circularmos, menor a probabilidade de termos um acidente.

. O álcool está implicado em 33 por cento dos acidentes de viação mortais. Isto significa que os restantes 67 por cento de condutores estavam sóbrios. Assim, fica claro que é mais seguro conduzir embriagado, e a grande velocidade, como já ficou demonstrado antes.

. Um bioestatístico decide levar a cabo uma experiência completa sobre os efeitos do álcool na conduta humana. Assim, no primeiro dia ingere dez cuba-livres e embebeda-se. Uma semana depois, bebe uma dezena de vodkacolas e volta a sofrer os mesmos efeitos. Nas semanas seguintes, repete o ensaio misturando o mesmo refrigerante com brandy, whisky e outras bebidas de elevada graduação, emborrachando-se sempre. Finalmente, publica um artigo em que assegura que o que embriaga é a cola, já que é o único produto que havia em comum nas diferentes misturas.

. Nos acidentes ferroviários, o maior número de vítimas costuma registar-se na última carruagem. Por conseguinte, uma forma de salvar vidas humanas é retirar do comboio a última carruagem.

. Num certo país, a taxa de natalidade é o dobro da de mortalidade. Logo, uma de cada duas pessoas é imortal.

. Estatisticamente, o cidadão médio tem um seio e um testículo.

. Quase 100 por cento dos viciados em heroína e cocaína bebem leite desde pequenos. Logo, o leite é uma substância que induz o consumo de drogas.

. Em Nova Iorque, um homem é atropelado a cada dez minutos. O desgraçado já deve estar mais estendido do que um polvo.

. Um estatístico é capaz de meter a cabeça num forno e os pés em água gelada, acabando por constatar que, em média, está bem.

. Centenas de crianças morrem em todo o mundo no tempo que dura uma aula de matemática: "Seja solidário: estude filosofia."

O Rei

domingo

Ai que nervos...



Quase sempre são as pequenas coisas que fazem toda a diferença.

Por exemplo, o que nos permite o riso é um pequeno músculo extremamente fino existente em ambos os lados da face e chamado "Risorius novus" ou "risório de Santorini" em homenagem ao cientista que o descreveu.

Este músculo existe apenas no Homem. O que quer dizer que rir é um acto puramente humano.

Ou seja, o humor, a necessidade do riso, a emoção de contentamento expressivo, é único da nossa espécie.

Os outros grandes primatas não podem nem sabem rir. Por exemplo, no jardim zoológico, os nossos primos apenas mostram os dentes quando abrem a boca.

Há quem não goste de rir, nem ver os outros a rir, porque não sabem rir.

Parecendo humanos, são apenas primatas.

Mas aqueles que sabem rir porque são humanos, acreditam que rir é o melhor remédio e por isso tudo fazem para que os seres humanos utilizem sem receio o "risório de Santorini".

Ora, está visto que os primatas disfarçados de seres humanos apenas sabem abrir a boca num acto de pura agressividade.

Mas, para nós, os humanos, particularmente nos tempos que correm, só nos resta rir em sinal de que somos gente que sabe utilizar saudavelmente aquilo com que a natureza nos brindou.

Sorrir para uma criança, sorrir quando estamos com os amigos, sorrir quando estamos com aqueles que amamos e que nos amam. E também rir dos primatas disfarçados de humanos e, até, sorrir com uma boa piada, ou com alguns textos do "Terras", ou, ainda, com outros textos avulsos do Contra tudo.

E também deve ser a sorrir que nos devemos questionar sobre quem poderá merecer o nosso voto nas proximas eleições .

Além disso rir também é saudável.

Freud, por exemplo, escreveu que o humor é uma das demonstrações mais seguras de equilíbrio emocional.

Estou em crer que há por aí muito "boa" gente que vive em permanente desequilíbrio emotivo.

Se essas pessoas possuírem o "Risorus novus", o que duvidamos, sugerimos-lhes que o utilizem para bem delas e dos outros.

Nós por cá sempre estamos prontos a utilizar qualquer músculo da anatomia humana. Especialmente o "risório de Santorini".